segunda-feira, 12 de maio de 2008

Silicone pode esconder câncer de mama, diz estudo :


Pesquisa revelou que de cada 100 mulheres com câncer de mama e prótese de silicone, 55% não detectaram a doença
Do Diário de S. Paulo.


Uma pesquisa publicada nesta terça-feira na Revista da Associação Americana de Medicina revelou que a prótese de silicone pode esconder o tumor de mama, durante o exame da mamografia. De acordo com o trabalho, realizado por médicos do Centro de Estudos da Saúde de Seattle, nos Estados Unidos, de cada 100 mulheres que tinham o implante e também câncer, o tumor não foi detectado no exame em 55% dos casos. Nas mulheres que não tinham o implante, esse índice caiu para 37%.
Segundo a médica Diana Miglioretti, do Centro de Estudos, o câncer de mama não foi causado pelos implantes de silicone, ou seja, as próteses dificultaram o diagnóstico, mas não foram responsáveis pelos tumores. "As mulheres que têm implantes de silicone, devem encorajar seus médicos a realizar os exames de mamografia com freqüência ainda maior", afirmou a especialista.
O implante de silicone, de acordo com a pesquisa, é mostrado como uma grande massa branca e sólida, que bloqueia a imagem correta da mama. Por esse motivo, o diagnóstico da mamografia não é correto. O estudo comparou mais de um milhão de resultados de mamografias de mulheres com ou sem implantes de silicone. Também analisou casos de mulheres com implante e câncer ou sem implante e com o tumor para chegar a essa conclusão.
A colocação da prótese de silicone é a terceira cirurgia plástica estética mais realizada no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 30 mil operações do gênero foram feitas em 2002. Nos Estados Unidos, foram 268 mil cirurgias.

Nenhum comentário: